sexta-feira, 12 de março de 2010

Buscando Relacionamentos



Nossa grande expectativa nesta viagem era o contato com o povo, desenvolver relacionamentos, poder se comunicar com este povo tão simpático e amável. Ontem tivemos esta experiência de forma muito marcante para todos nós. Nossa missão como brasileiros era sair nos acampamentos, fazer contato, descobrir necessidades e detector oportunidades para servirmos. Oramos muito antes de sairmos e fomos em duplas e mais um tradutor. Todos voltaram com um misto de espanto pela realidade em que as pessoas estão vivendo mas também felizes por poderem se comunicar com este povo. Para mim duas conversas foram muito marcantes. Minha equipe (Andre Pascher, eu e o tradutor Fednor Thibert ) visitou o Pasteur Jeann Baptiste Amboise, que é também o líder da comunidade. Um homem bastante simples de 71 anos, 55 anos de ministério naquela igreja e que agora estava sofrendo com o terremoto mas feliz pelo livramento do Senhor e pelas oportunidades de ministrar ao povo. Sua casa foi totalmente destruída, ela “ penquecou” como se diz por aqui. O prédio da igreja está condenado como também a escola. Na igreja participam aproximadamente 200 pessoas e na escola 200 crianças. Aqui no Haiti cada igreja tem também uma escola pois o ensino público praticamente não existe. No momento a igreja esta se reunindo debaixo de uma lona e as aulas ainda não recomeçaram, mas ele não sabe ainda como vai funcionar a escola, ou se vai funcionar.


Outra conversa que também me impactou foi com um jovem senhor, o Manoel, o qual é também muito simpático mas carrega em seu semblante um ar de preocupação. Em toda a conversa ele disse que é eletricista, e professor primário mas que não tem trabalho neste momento. Ele disse que o que eles mais precisam é de trabalho para poder comprar o que necessitam e que isto seria muito melhor do que só ficarem dando comida para eles. Ele disse que tem esposa e filhos e preocupa-se com eles. Ontem a noite ainda oramos por ele sentindo seu drama que na verdade é o da grande maioria.
Nossa grande pergunta é: O que realmente podemos fazer por este povo? Não queremos apenas distribuir alimentos, barracas e coisas semelhantes, mas o que de fato podemos fazer? Neste momento temos muito mais perguntas do que respostas, mas cremos que o Senhor nos dará uma direção segura.
Evaldo Grunhagen
Joinville - SC

3 comentários:

  1. Tento me colocar no lugar da nossa equipe brasileira e não é fácil. Mas desejo que Deus os abençoe com idéias, inspiração e motivação a cada dia.
    Penso se alguns empresários cristãos considerassem a possibilidade de abrir uma empresa no Haiti de modo a trazer algum crescimento econômico e empregos.

    ResponderExcluir
  2. Que legal que estão postando fotos "grandes" assim podemos copiar pra projetar pro pessoal aqui...

    ResponderExcluir
  3. Que o Espírito Santo de Deus dê inspiração para o sr,Manoel e toda a equipe de irmaos e/ou/voluntarios, pq o nosso coraçao move o coraçao de Deus, transfirindo ao Paizinho nossas ansiedades, angustias, duvidas, dores e tristezas. Esta foto foi usada no ultimo domingo para narrar a historia do sr. Manoel, e fico pensando, na sua dignidade, no emprego que ele deseja alcançar novamente, apesar de sua idade, ele quer fazer a diferença, ou seja, é um selado da Promessa do Senhor, já é sal da terra, pq na minha humilde otica, ser cristao é isso: ser o sal da terra, fazer a diferença.

    Deus os abençoe a todo instante.

    Salmo 90:12.....

    ResponderExcluir